Anúncios

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Comprou um computador e tem várias Conexões no Fundo?? Saiba para que servem.



O principal elemento constitutivo do computador é a placa-mãe (em inglês “mainboard” ou “motherboard”, às vezes abreviado como “mobo”). A placa-mãe é a base que permite a conexão do conjunto dos elementos essenciais do computador.


Porém a Placa Mãe vem com vários conectores na parte traseira.Deixando o consumidor sem saber dá sua utilidade.Iremos esclarecer está duvida para você.

Os conectores de entrada/saída

A placa-mãe possui diversos conectores de entrada/saída agrupados no “painel traseiro”.

HDMI  (High-Definition Multimedia Interface)

Categoria: Audio, Video e Internet(HDMI 1.4)







HDMI é a mais recente tecnologia de conexão capaz de ao mesmo tempo transmitir áudio e vídeo ou seja , não é necessário ter um cabo separado para cada coisa, apenas 1 cabo, isso quer dizer menos fios aparentes e mais qualidade com menos perdas de sinal. Além disso, toda transmissão do HDMI é feita através de sinais digitais, o que torna a tecnologia apta a transmitir vídeo e áudio de altíssima qualidade e definição compatíveis com as novas transmissões de gravações de H.D.T.V ( Televisão de Alta Definição )
O HDMI é um padrão de conexão para equipamentos de áudio e vídeo, que ao que tudo indica, irá substituir os padrões existentes até o momento. Com essa tecnologia, é possível, por exemplo, conectar um reprodutor de HD-DVD a uma TV de alta resolução, e ter como resultado imagens de excelente qualidade. Através de um cabo HDMI, é possível transmitir sinais de áudio e vídeo. Nos padrões antigos era preciso ter, pelo menos, um cabo para cada coisa.
O HDMI é uma tecnologia que transmite sinais de forma totalmente digital. Graças a isso, é possível ter imagens de excelente qualidade e resoluções altas (1080p, por exemplo), inclusive maiores que as suportadas pela tecnologia DVI (Digital Visual Interface), que está substituindo o padrão VGA para as conexões de monitores em computadores..  

Popularmente falando, o que é HDMI??

O HDMI é uma conexão digital de Audio e Video utilizando apenas um cabo.Nos Players atuais não existem mais os cabos de Audio e Video. O HDMI substituio ele.

Já sei como é a conexão. Mas como é o Cabo que conecto na conexão HDMI??


Todos os cabos e Conexões HDMI são Iguais??

Não, existem vários padrões de HDMI.

TIPOS DE HDMI

A tecnologia HDMI já passou por várias alterações em suas especificações desde  seu inicio. A vantagem disso é que cada versão adiciona melhorias à tecnologia. Porém em determinadas situações, pode provocar o bloqueio do sinal. Esse problema pode ocorrer, por exemplo, se o dispositivo receptor trabalhar com uma versão inferior à versão utilizada pelo dispositivo emissor. Para lidar com essa possibilidade, a indústria desenvolveu técnicas que garantem a transmissão dos dados. A diferença é que, se a transmissão requerer algum recurso existente na versão mais recente, o dispositivo com a versão anterior não poderá utilizá-la.
São esses abaixo os tipos de HDMI existentes até o momento:
HDMI 1.0: lançado em 2002, a primeira versão do HDMI é caracterizada por utilizar cabo único para transmissão de vídeo e áudio com um taxa de transmissão de dados de 4,95 Gbps à uma freqüência de 165 MHz. É possível ter até 8 canais de áudio;
HDMI 1.1: semelhante à versão 1.0, porém com a adição de compatibilidade ao padrão DVD-Audio. Lançado em 2004;
HDMI 1.2: adicionado suporte a formatos de áudio do tipo One Bit Audio, usados, por exemplo, em SACD (Super Audio CD). Incluído suporte à utilização do HDMI em PCs e a novos esquemas de cores. Lançado em  2005;
HDMI 1.2a: lançado em 2005, esta revisão adotou as especificações Consumer Electronic Control (CEC) e recursos específicos para controle remoto;
HDMI 1.3: nesta versão, o HDMI passou a suportar freqüência de até 340 MHz, permitindo transmissões de até 10,2 Gbps. Além disso, a versão 1.3 permite a utilização de uma gama maior de cores e suporte às tecnologias Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio. Essa versão também possibilitou o uso de um novo mini-conector, apropriado a câmeras de vídeo portáteis, e elimina um problema de sincronismo entre o áudio e o vídeo (lip sync). O lançamento do HDMI 1.3 se deu em 2006;
HDMI 1.3a e 1.3b: lançadas em 2007, essas revisões contam com leves alterações nas especificações da versão 1.3 e com a adição de alguns testes, inclusive em relação ao HDCP*** explicado abaixo

HDMI 1.4



Esta versão foi anunciada em maio de 2009 e oferece tantas novidades que poderia até ser chamada de 2.0. Eis suas principais características:
- Capacidade de trabalhar com resoluções de até 4096x2160 pixels;
- Compatibilidade com um número maior de cores;
- Suporte a um canal de retorno de áudio (Audio Return Channel - ARC);
- Possibilidade de transmissão por meio de conexões Ethernet de até 100 Mbps (HDMI Ethernet Channel - HEC), permitindo que dispositivos interconectados compartilhem acesso à internet;
- Melhor suporte para tecnologias de imagens em 3D;
- Padronização para transmissão em veículos (aparelhos de DVD de ônibus, por exemplo).

E não termina por aí, pois o padrão traz consigo novos tipos de cabo:
- Standard HDMI Cable: cabo padrão que suporta transmissões de 1080i;
- High Speed HDMI Cable: cabo para transmissões de 1080p, incluindo suporte a um número maior de cores e tecnologias 3D;
- Standard HDMI Cable with Ethernet: cabo padrão com suporte à tecnologia Ethernet;
- High Speed HDMI Cable with Ethernet: cabo para transmissões de alta velocidade com suporte à tecnologia Ethernet;
- Automotive HDMI Cable: cabo apropriado para transmissões em veículos.

O HDMI 1.4 também introduz um novo tipo de conector (HDMI tipo D - micro) de 19 pinos, que de tão pequeno pode ser facilmente utilizado em dispositivos portáteis, como câmeras digitais e smartphones.

 HDMI 1.4 Tipos.

Micro HDMI Connector
Outra novidade que está sendo lançada junto do padrão 1.4 é a nova gama de formatos do conector. Muitos dispositivos portáteis deixam sua compatibilidade HDMI de lado por conta das avantajadas dimensões da porta mini HDMI.

Já o novo micro HDMI tem aproximadamente a metade do tamanho do modelo mini e é capaz de manter a mesma resolução de 1080p. Isso deve aumentar a compatibilidade do formato com os aparelhos portáteis e possibilitar câmeras de alta resolução ainda menores.
Automotive Connection System
O formato HDMI não se popularizou na indústria automotiva por conta das condições a que o conector se submete dentro de um veículo. Fatores como a instabilidade dos aparelhos, temperatura e ruídos prejudicam a transmissão do sinal.
Diante desses problemas, foi desenvolvido outro modelo do cabo que atende a essas necessidades. Com ele as montadoras contam com mais um recurso para distribuir conteúdos em alta definição pelo carro.

Dica: Tem dispositivos que só funcionam com a conexão o HDMI 1.3 ou 1.4 etc. então tera que usar um cabo HDMI para a versão suportada.

VGA (Video Graphics Array) Também chamado de D-SUB

Categoria: Video

Os conectores VGA são os mais conhecidos, pois estão presentes na maioria dos monitores, inclusive em alguns modelos que usam a tecnologia LCD, além de serem os mais comuns em placas de vídeos (conforme é de se esperar).
O conector desse padrão, cujo nome é D-Sub, é composto por três “fileiras” de cinco pinos. Esses pinos são conectados a um cabo cujos fios transmitem, de maneira independente, informações sobre as cores vermelha (red), verde (green) e azul (blue) – isto é, o conhecido esquema RGB – e sobre as freqüências verticais e horizontais.
É comum encontrar monitores cujo cabo VGA possui pinos faltantes. Não se trata de um defeito: embora os conectores VGA utilizem um encaixe com 15 pinos, nem todos são usados.

Popularmente falando, o que é HDMI??

VGA é uma conexão de video Analógica. Que claro é utilizada para transmitir imagens(video).
Essa conexão é muito encontrada em monitores CRT (Monitores antigos, aqueles bem grande) e
também ainda é encontrado em monitores LCD. 

Já sei como é a conexão. Mas como é o Cabo que conecto na conexão VGA??


Vou sempre achar a conexão VGA em Monitores??

Não, a conexão VGA já está ultrapassada e a cada vez mais menos monitores vem com está conexão.


Então, quais as conexões mais novas??

Substitutos do VGA
O VGA ainda não morreu, contudo outros padrões — e conectores — já estão entrando no lugar do bom e velho conector. Nas placas de vídeo offboard atuais, somente os padrões DVI, S-Video e HDMI estão presentes. Já nas onboards, é mais raro encontrar o DVI, mas o HDMI tem dado suas caras nas placas-mãe mais recentes e é um conector que tende a ser o substituto do VGA e S-Video.

DVI (Digital Visual Interface)


 Categoria: Video



O Digital Visual Interface (DVI) é um padrão de interface de vídeo criado para melhorar a qualidade dos dispositivos de vídeos digitais, como monitores LCD e projetores digitais.
Esse padrão foi criado por um consórcio de indústrias, o Digital Display Working Group (DDWG). Inicialmente esse padrão foi projetado para transportar dados digitais não comprimidos para o vídeo. Ele é compatível com o padrão High-Definition Multimedia Interface no modo digital (DVI-D e DVI-I).

 Popularmente falando, o que é DVI??

A conexão DVI veio para substituir o VGA, ela é uma conexão digital(depende do tipo do cabo) ao contrário da VGA que era analógica.Está padrão transmite uma imagem com qualidade de imagem bem superior ao VGA.

 Já sei como é a conexão. Mas como é o Cabo que conecto na conexão DVI??



Todos os cabos e Conexões HDMI são Iguais??


Não, existem vários padrões de HDMI.

TIPOS DE HDMI

 

É necessário frisar que existe mais de um tipo de conector DVI:
DVI-A: é um tipo que utiliza sinal analógico, porém oferece qualidade de imagem superior ao padrão VGA;
DVI-D: é um tipo similar ao DVI-A, mas utiliza sinal digital. É também mais comum que seu similar, justamente por ser usado em placas de vídeo;
DVI-I: esse padrão consegue trabalhar tanto com DVI-A como com DVI-D. É o tipo mais encontrado atualmente.

DVI: DVI-D (digital), DVI-A (analógico) e DVI-I (digital e analógico). Para os formatos DVI-D e DVI-I, existem dois tipos de cabos, os de Single Link e Dual Link, que utilizam um formato para transmissão de informações digitais chamado TMDS (Transition Minimized Differential Signaling)



USB (Universal Serial Bus)





 Categoria: Transmissão de Dados



é uma tecnologia que tornou mais fácil a tarefa de conectar aparelhos e dispositivos periféricos ao computador (como teclados, mouse, modems, câmeras digitais) sem a necessidade de desligar/reiniciar o computador (“Plug and Play”) e com um formato diferenciado, universal, dispensando o uso de um tipo de conector específico para cada dispositivo.

Popularmente falando, o que é USB??
É uma conexão utilizada para transferência de dados. Sua caracteristica é a transferência em alta velocidade comparada com outros dispositivos.

Já sei como é a conexão. Mas como é o Cabo que conecto na conexão USB??










Todos os cabos e Conexões HDMI são Iguais??

Não, existem vários padrões de USB.


TIPOS DE USB

USB 0.7: Lançado em novembro de 1994.
USB 0.8: Lançada em dezembro de 1994.
USB 0.9: Lançada em abril de 1995.
USB 0.99: Lançado em agosto de 1995.
USB 1.0: Lançado em janeiro de 1996, com taxas de transferência de dados de 1,5 Mbit / s (baixa velocidade) e 12 Mbit / s (Velocidade máxima).
USB 2.0: Lançado em abril de 2000 com a velocidade de 480 Mbps.
USB 3.0: Lançado em setembro de 2009 com a velocidade de 4,8 Gbps.

Versão do USB 1.0 1.1 2.0 3.0
Ano de Lançamento 1996 1998 2000 2009
Taxa de Transferência 1,5 Mbps - 12 Mbps 480 Mbps 4,8 Gbps
Alimentação elétrica 5V - 500 mA 5V - 900 mA
Conectores compactos



USB 1.1

O padrão 1.1 foi lançado em 1998 para corrigir problemas encontrados no padrão 1.0. Ao ser lançado o padrão USB 1.1 trouxe uma série de vantagens pois graças a uma interface única, a tarefa de conectar diversos tipos de aparelho ao computador tornou-se mais fácil, e aumentou o diversificação de tipos de periféricos, porém tinha como um grande ponto fraco a baixa velocidade na transição de dados (1,5 a 12 Mbps), elevado em consideração as portas seriais, mas muito deficiente em relação a outros tipos de barramentos como o SCSI (80 a 160 Mbps) e o FireWire, principal concorrente cujo o maior desenvolvedor era a Apple. Até então a baixa transição não era um agravante para as aplicações da época, mas à medida que o uso crescia aumentava a necessidade de taxas maiores na transferência de dados entre um dispositivo e o computador, prejudicando o uso de equipamentos como HDs removíveis, gravadores de DVDs externos , e scanner de alta resolução tornando-se nesse necessário o upgrade do padrão.

USB 2.0

 

O padrão USB 2.0 foi lançado em abril de 2000 com a velocidade de 480 Mbps, o equivalente a cerca de 60 MB por segundo. O conector continuou sendo o mesmo da versão anterior, totalmente compatível com dispositivos que funcionam com o USB 1.1, mas nesse caso com a mesma velocidade de transferência reduzida do padrão 1.1. Isso ocorre porque o barramento USB 2.0 tentará se comunicar à velocidade de 480 Mbps. Se não conseguir, tentará a velocidades mais baixas até obter êxito.
Uma outra novidade importante é que, a partir dessa versão, os fabricantes poderiam adotar o padrão em seus produtos sem a obrigatoriedade de pagar uma licença de uso da tecnologia. Esse foi um fator importante para a ampliação de novos periféricos que usam a tecnologia e o barateamento desses periféricos.
O lançamento do USB 2.0 também trouxe outra vantagem: o padrão FireWire foi padronizado principalmente para trabalhar com aplicações que envolvem vídeo e áudio, mas como a velocidade do USB 2.0 supera a velocidade das primeiras implementações do FireWire, ele também se tornou uma opção viável para aplicações multimídia, o que aumentou seu leque de utilidades.

USB 3.0

 

Mantendo praticamente a mesma arquitetura e a mesma praticidade do USB 2.0, a sua designação comercial será USB SuperSpeed.
Caracteriza-se principalmente por um aumento das velocidades de transferência que será de 4,8 Gigabits por segundo, o equivalente a mais ou menos 614.4 MiB/segundo, e ser full-duplex (transferindo dados bidirecionalmente, capacidade semelhante às ligações de rede).
Encontra-se disponível as especificações da versão 3.0. Espera-se que comece a circular em 2010, que seja norma generalizada em 2011/2012, tendo sido recentemente anunciado pela empresa Buffalo, para o fim do mês de Outubro de 2009, o lançamento de um disco rígido externo que emprega a plataforma USB 3.0 Primeiro HD com USB 3.0.

Dica: Tem dispositivos que só funcionam com a conexão USB 2.0 então tera que usar um cabo USB 2.0. 

S/PDIF (Sony/Philips Digital Interface Format)






Categoria: Audio




S/PDIF é uma coleção de especificações de hardware e protocolo de baixo nível para transmissão de sinais digitais de áudio entre aparelhos e componentes estéreos.
O nome é um acrônimo de Sony/Philips Digital Interface Format. As duas companhias foram as principais responsáveis pelo desenvolvimento do formato S/PDIF. Mais recentemente, é parte de uma grande coleção de padrões IEC-60958 (comumente referida como AES/EBU), na qual é conhecido como IEC-958 tipo 2. S/PDIF é essencialmente uma pequena modificação do padrão original AES/EBU para uso doméstico, trazendo pequenas diferenças no protocolo e requerendo hardware mais barato.
O conector SPDIF pode ser do tipo óptico como também metálico (muito parecido com o RCA).

 Popularmente falando, o que é S/PDIF??

é uma saida de audio digital,sem qualquer amplificação podendo ter conexão óptica.

Já sei como é a conexão. Mas como é o Cabo que conecto na conexão S/PDIF??














Todos os cabos e Conexões S/PDIF são Iguais??

Não, existem 2 padrões de S/PDIF.


TIPOS DE S/PDIF

S/PDIF Ótico










S/PDIF Metálico

 











 Placa de Rede/NIC  (Network interface controller)

 
 Categoria: Transmissão de Dados e Internet


é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em uma rede.
A placa de rede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre si através da rede. Sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede. Cada arquitetura de rede exige um tipo específico de placa de rede; sendo as arquiteturas mais comuns a rede em anel Token Ring e a tipo Ethernet.

 Popularmente falando, o que é USB??

 é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em uma rede. Possibilitando ao computador ter acesso a internet ou transferir dados.

Já sei como é a conexão. Mas como é o Cabo que conecto na conexão DVI??
  
Todos os cabos e Conexões de Rede são Iguais??
Não, existem 2 padrões de Placa de Rede. 

TIPOS DE PLACA DE REDE

Coaxial

 

 

 

 

 

é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial.
O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre, ouro, diamante e rubi condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem. Este meio permite transmissões até frequências muito elevadas e isto para longas distâncias.

RJ-45


Conexão que utiliza o cabo UTP. è o padrão mais utilizado para acesso a internet atualmente.


 Porta Serial (RS-232)

 

 Categoria: Conectar Dispositivos.



é uma porta decomunicação utilizada para conectar modems, mouses (ratos), algumas impressoras, scanners e outros equipamentos de hardware.

 Popularmente falando, o que é Porta Serial??

 é uma conexão utilizada para conectar algusn tipos de Hardware.Ela não é mais utilizada. Por terem padrões melhores atualmente.

Já sei como é a conexão. Mas como é o Cabo que conecto na conexão Porta Serial??




Todos os cabos e Conexões das Portas Seriais são iguais??
Sim.

Porta Paralela 

 Categoria: Conectar Dispositivos.



A porta paralela é uma interface de comunicação entre um computador e um periférico. Quando a IBM criou seu primeiro PC ("Personal Computer" ou "Computador Pessoal"), a idéia era conectar a essa porta a uma impressora, mas atualmente, são vários os periféricos que se podem utilizar desta conexão para enviar e receber dadospara o computador (exemplos: scanners, câmeras de vídeo, unidade de disco removívelentre outros).
A partir do sistema operacional Windows 95 tornou-se possível efetuar comunicação entre dois computadores através da porta paralela, usando um programa nativo chamado "comunicação direta via cabo". Esta rede é muito simples de ser implementada, bastando apenas a utilização de um cabo DB25, conectado entre os dois computadores. É, no entanto, necessária uma configuração específica nos cabos para que a rede possa funcionar corretamente.

Popularmente falando, o que é Porta Paralela??

 é uma conexão utilizada para conectar algusn tipos de Hardware.Ela não é mais utilizada. Por terem padrões melhores atualmente.

Já sei como é a conexão. Mas como é o Cabo que conecto na conexão Porta Paralela??

 Todos os cabos e Conexões das Portas Seriais são iguais??
Sim.

Placa de Som 

 


 Categoria: Audio.





Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição.

 Popularmente falando, o que é Placa de Som??

Ela serve como uma espécie de tradutor, pois se mandássemos os sinais binários diretamente para as caixas de som, provavelmente ouviríamos ruídos sem nenhum significado ou não ouviríamos nada.

Já sei como é a conexão. Mas como é o Cabo que conecto na conexão Placa de Som??

 

Todos os cabos e Conexões da Placa de Som são Iguais??
Não, existem vários.

TIPOS DE PLACA DE SOM

Cores 

 

 

 

 

 


verde (caixas Frontais/fone de ouvido)
azul (entrada de linha)
rosa (entrada de microfone)
laranja (SUBWOOFER e CENTRAL)
preto (CAIXAS traseiras)
cinza (Caixas laterias) não são usadas em sistema de caixas 5.1

Audio 2.0, 5.1, 7.0 já ouviram falar??

Mono, estéreo e canais de áudio
A definição mais básica para canais de áudio são fontes sonoras independentes em um mesmo sistema. O padrão monofônico, abreviado para mono, contava com apenas um canal, embora fosse possível ter diversas caixas atuando nele. O grande problema é que todas elas emitiam exatamente as mesmas frequências.
Com a chegada do sistema estéreo, a percepção sonora em músicas e filmes mudou drasticamente. A partir desse momento, era possível dividir os diferentes sons pelas caixas, tornando a experiência mais próxima do que presenciamos em nossa realidade.
2.0, 2.1, 5.1, 7.1?
Se você não sabe muito bem o que esses números dizem, não se preocupe, é bem mais simples do que parece. O número que fica à esquerda do ponto descreve quantos falantes comuns o sistema possui. O melhor exemplo disso são os aparelhos de som comuns para ouvir música, como os microsystems, que utilizam dois canais distintos de áudio.
Já o algarismo à direita do ponto descreve o número de subwoofers presentes, que são caixas de som especialmente desenvolvidas para a reprodução de frequências muito baixas, os famosos graves. Este tipo de caixa sempre foi muito conhecido por quem lida com equipamento de som automotivo.
Em um home theater 5.1, por exemplo, temos então 5 canais para caixas de som comuns, que geram sons médios e agudos, além de um subwoofer para os graves. A mesma nomenclatura é aplicada ao 7.1, padrão que começará a se popularizar com a entrada dos leitores de Blu-ray no mercado. O vídeo abaixo mostra um pouco dessa evolução, desde a invenção dos primeiros televisores.

E para que servem tantas caixas de som?
Outra dúvida muito comum dos usuários é a real função de um sistema mais completo de som, como o 5.1. Antes de explicar como ele funciona, dê uma olhada na imagem abaixo, que mostra a disposição das caixas em uma sala.
Você pode conferir que há uma caixa frontal no centro dela e mais duas frontais ao lado. Também há mais outras duas na parte de trás da sala, fechando o sistema como se fosse um quadrado. O subwoofer também fica ao centro e comanda todos os sons graves do sistema.

 Porta PS/2 (Personal System/2)





 Categoria: Conectar Mouse Teclado.
Nomeado em honra do IBM PS / 2 soquetes hoje essas são amplamente utilizados como interfaces padrão para o teclado e o mouse, mas gradualmente abandonar o lugar USB. Para a ligação do teclado à cor violeta é normalmente usado e mouse na cor verde.
 Popularmente falando, o que é a Porta PS/2??

Ela para conectar Mouse e Teclados. Teclado na cor Roxa e Mouse na cor Verde.

Já sei como é a conexão. Mas como é o Cabo que conecto na Porta PS/2??

 

Todos os cabos e Conexões da Porta PS/2 são Iguais??
Sim, Porém cada dispositivo de ser conectado em sua respectiva cor. Mouse na Porta verde e Teclado na Porta Roxa.

Porta PS/2 Hibrida

Com o avanço da Tecnologia, outros tipos de conexões são lançadas. A Porta PS/2 já está ultrapassada pela porta USB. Os fabricantes vão parando de produzir alguns tipos de conexões removendo as da Placa Mãe. Com a Conexão PS/2 não é diferente. Nas Placas mais novas a POrta PS/2 ainda não foi totalmente removida. Ela foi substituida pela porta PS/2 Hibrida. Uma unica porta PS/2 para conectar ou o Mouse ou Teclado.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário